Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Palhaço é Melhor Filme para o júri do 3º Festival Brapeq de Cinema Brasileiro na China

Por Janaína Silveira




O júri do 3º Festival Brapeq de Cinema Brasileiro na China escolheu O Palhaço como o Melhor Filme. Xingu, de Cao Hamburguer, foi o escolhido pela audiência. Os prêmios foram anunciados na noite desta terça-feira pela curadora da mostra, Anamaria Boschi, ao lado de quatro dos cinco jurados: a atriz Feng Bo, o roteirista Mei Feng, o crítico Hu Xudong e o também roteirista Zhang Xiaobei. O único que não pode estar presente foi Xie Xiaodong, que escolheu Trabalhar Cansa como melhor filme:
- É um filme que muitos podem achar chato, mas os diretores, estreantes e na casa dos 30 anos, conseguem supreender com todos os elementos de suspense.

Mei Feng, roteirista de Spring Fever - que levou o prêmio de melhor roteiro em Cannes de 2009 - destacou o caráter artístico de O Palhaço, dizendo que gosta muito da história, fortemente baseada na relação de pai e filho e que se transumuta ao longo do tempo.

- É uma história de relações, de liberdade e que toca a audiência - disse Mei Feng.

Bo Feng estava supresa com a versatilidade de Selton Melo, que assina o roteiro, dirige e atua no filme:

- O filme é notável em composição de imagem, movimento de câmera, controle de cena e no uso de diferentes planos. O ventilador na loja surge como um importante símbolo visual. No carro, o espelho retrovisor reflete aamargura e a angústia das personagens, expressas em olhares que se cruzam. Vale ressaltar que a música latina,do começo ao fim, se encaixa perfeitamente ao enredo. O diretor, roteirista e ator demonstra uma ampla capacidade de controle do filme.



Feng Bo 冯波

A atriz Feng Bo tem mestrado em Artes Dramáticas pela Academia de Cinema de Pequim. Participou de inúmeras produções, entre as quais Vegetate, Invisible Killer, Crisis Management e Da Ming Jie. Recebeu o prêmio Lily de Melhor Atriz por seu papel em Vegetate, em 2011, e foi indicada como melhor atriz por três vezes no Festival Internacional de Cinema de Xangai. Com Crisis Management, em que foi a atriz principal, ganhou o prêmio especial do júri no 1º Festival Internacional de Comédia de Berlim, em 2011.





Hu Xudong 胡续冬: 

Hu Xudong, poeta, crítico, ensaísta e tradutor de literatura. Nasceu em Chong Qing em 1974, estudou na Universidade de Pequim de 1991 a 2002 e é doutor em literatura e também professor associado do Institudo de Literatura Mundial da Escola de Línguas Estrangeiras da Universidade de Pequim. Dirige o Núcleo da Cultura Brasileira na mesma universidade. Foi professor visitante da Universidade de Brasília. Escreveu resenhas de cinema e mantém cursos relacionados à área.





Zhang Xiaobei 张小北: 

Zhang Xiaobei é crítico de cinema e roteirista. Graduado no Instituto de Veiculação de Pequim, trabalhou como jornalista e produtor de  documentários até 2002. Hoje, contribui para diversos veículos de imprensa. É o curador e apresentador do projeto “Weekly Movie   Critics.” É um dos co-autores de Lee’s Adventures e de An Inaccurate Memoir. Em 2010, fundou o Battlestar Trailer Studio, uma das mais  influentes produtoras de trailers da China.





Xie Xiadong 谢晓东:

O roteirista e produtor Xie Xiaodong assina diversos filmes, como Dream Team, Vegetate e o mais recente, Crisis Management.Em 2009, escreveu The End of the Year, em que retrata o ano novo chinês, época em que o país vive um frenesi para voltar para casa, numa comédia que revela parte do universo chinês.





Mei Feng 梅峰: 

Mei Feng, nascido em 1968, graduou-se no Instituto de Relações Internacionais de Pequim e tornou-se mestre em História do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim em 1998. Os seus principais trabalhos são Summer Palace e Mystery, como co-roteirista, e Spring Fever, em que assina o roteiro. O filme ganhou o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin