Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Leonardo Favio


A vida e obra de Leonardo Favio, reconhecido e renomado ator/diretor de cinema argentino é muito extensa, não dá infelizmente para expor todos os detalhes imprescindíveis de sua vida artística e pessoal. Falecido no dia 5 de novembro deste ano, Favio fará falta no meio artístico e cultural do seu país. Ele não era um homem de alma pequena.


Seu nome verdadeiro era Fuad Jorge Jury. Nascido no bairro pobre de Las Catitas, província de Mendonza (Argentina) no dia 28 de maio de 1938. Superou ainda na infância, o abandono do lar pelo seu pai. Foi uma criança que teve uma pequena fase delinquente, mas que ainda estudou no seminário e tentou a carreira militar pela marinha. 
Ganhou prêmios nacionais e internacionais com seus filmes. Crónica de un niño solo e El romance del Aniceto y la Francisca foram considerados como os melhores do cinema argentino. Como cantor foi um dos precursores da balada romântica latino americana nas décadas de 1960 e 1970, alcançando o sucesso em toda a América Latina. Entre suas canções mais populares se encontram Fuiste mía un verano, Ella ya me olvidó, Para saber cómo es la soledad (de Luis Alberto Spinetta) e Chiquillada (de José Carbajal). Suas canções tiveram versões em mais de 14 idiomas.
Uma parte substancial da vida de Leonardo Favio se relaciona com sua adesão e militância ao peronismo. Resultado disso é seu filme Perón, sinfonía del sentimiento (de 1999), um documentário com uma duração de 6 horas.



Foi o responsável pela renovação do cinema argentino. Era amigo dos também cineastas Torre Nilsson e Fernando Ayala.
Em 1969 Favio estreou El dependiente, baseado no conto de seu irmão e co-roteirista Zuhair Jury ― também diretor, autor e intérprete―. O filme foi catalogado pelo então Instituto Nacional de Cinematografia (hoje INCAA: Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales) de «exhibición no obligatoria», significando a supressão do apoio oficial argentino para o filme.
Foi então quando Favio, talvez motivado pelos obstáculos econômicos que o cinema estava significando, decidiu lançar-se surpreendentemente ao canto profissional, conseguindo um sucesso que lhe permitiu em numerosas oportunidades resolver grande parte dos seus filmes.



Em 1976 deixou a Argentina, exilado pelo autodenominado Processo de Reorganização Nacional até 1983. Começou então uma tour pela América Latina, onde viveu quase dois anos junto a sua família. Logo se estabeleceu na cidade de Pereira (Colômbia), onde realizava tour por vários países do mundo, interpretando suas famosas músicas. De regresso ao seu país no de ano 1987, reiniciou sua carreira como realizador cinematográfico (filmou Gatica, el Mono, 1993) e continuou paralelamente a de cantor, esta vez em tour mais curtas devido ao tempo que lhe dedicava ao cinema.


"Eu não sou um diretor peronista, mas sou um peronista que faço cinema e isso em algum momento se nota. Em nenhum momento eu planifico baixar a linha através de minha arte, porque tenho medo de que se me escape a poesia".

Desde muito cedo se incorporou ao peronismo. Em 1972 foi convidado por Juan D. Perón a acompanhá-lo no avião que o levou de retorno a Argentina, logo de 18 anos de exílio. Favio compartilhou o voo com outros convidados pertencentes às diferentes linhas internas do peronismo, entre os que se encontravam também Abel Cachazú, Antonio Cafiero, Héctor J. Cámpora, Hugo del Carril, Eduardo Luis Duhalde, Rodolfo Galimberti, Nilda Garré, Raúl Lastiri, Raúl Matera, Carlos Menem, el padre Carlos Mugica, Rodolfo Ortega Peña, José López Rega, Marilina Ross, José Ignacio Rucci, José Sanfilippo, Jorge Taiana, etc.



Em 1967 havia formado par com María Vaner, notável atriz de ideias de esquerda, com quem teve dois filhos. Em 1973 se separaram, um ano depois María Vaner foi ameaçada de morte pela organização terrorista de direita Alianza Anticomunista Argentina. Devido a este fato Vaner teve que cumprir exílio na Espanha junto com seus filhos.



Passou várias semanas internado, faleceu de pneumonia aos 74 anos em uma clínica de Buenos Aires, no dia 5 de novembro de 2012.

Links:

Wikipédia Leonardo Favio

People en Español

G1 Globo

Revista Exame

La Nación

El clarín

Leonardo Favio Fan Page

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin