Seguidores

Cinema Latino

sábado, 10 de novembro de 2012

Eloísa Mafalda


Eloísa Mafalda, nome artístico de Mafalda Teotto. Nasceu em Jundiaí em 18 de setembro de 1924. Na década de 1970 ela foi a Dona Nenê (Irene Silva), na primeira versão de A Grande Família, da TV Globo, ao lado de Jorge Dória, que fazia o Sr. Lineu.
A atriz se destacou em várias novelas da Globo como a Maria Machadão em Gabriela (1975), a Maria Aparadeira em Saramandaia (1976), a Consolação em O Astro (1977), a dona Mariana em Paraíso (1982), a Gioconda de Pedra sobre Pedra (1992) e a Manuela em Mulheres de Areia. Mas sem dúvida seu maior sucesso foi a dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro (1985).
Atualmente, ela sofre de Alzheimer. Além dos problemas de memória ela convive com as sequelas de uma fratura no fêmur, após um tombo em casa.

Fonte: Wikipédia

Mais fontes sobre Eloísa Mafalda:

Gazeta Online 

Astros em Revista
Eloísa Mafalda como Maria Machadão em "Gabriela" (1975)

Depoimento de Eloísa Mafalda sobre Ivete no papel de Maria Machadão na atual versão de Gabriela:


Em entrevista ao blog do autor e jornalista Aguinaldo Silva, a atriz Eloísa Mafalda, de 87 anos, relembrou sua carreira na TV e comentou a atuação de Ivete Sangalo como Maria Machadão em “Gabriela”, papel que foi dela em 1975.
“É ela quem está fazendo a Maria Machadão, agora, né? Mas bem diferente. Não lembra a outra. Pra mim, ela não é Maria Machadão. Nem ali é o cabaré (Bataclã). Pra mim, não tem nada de igual. Ah… Eu adorei fazer a Machadão!” contou ela ao autor. “Maria Machadão foi uma das poucas coisas que gostei de fazer na TV. A postura, o olhar, as sobrancelhas raspadas. Uma personagem de composição. As outras quase sempre tinham algo de mim. A Machadão, não. Era maravilhosa.
Eloísa também confessou que só sente ciúme de um personagem: Nenê, que viveu na primeira versão de “A grande família”, exibida entre 1972 e 1975. Desde 2001, o papel está com Marieta Serevo. “Só tenho ciúme da Nenê, de ‘A Grande Família’. Eu nem vejo o programa. A época do seriado foi maravilhosa. Os cacos que o (Jorge) Dória colocava eram muito engraçados! O Osmar Prado ia lá em casa, e eu me apeguei muito ao Luiz Armando Queiroz. Adorava ‘A Grande Família’, pelo lado humorístico. É claro que a Nenê era uma dona de casa, tinha os seus problemas, e essa parte eu fazia séria, mas sempre tentava levar para o humor, que era o que mais gostava de fazer".
A atriz contou que sempre foi careta e nunca aproveitou as confraternizações com os atores, pois preferia estar com a família: “Sempre fui muito careta. Nunca fumei, bebi, usei drogas, nada. Queria voltar logo para ficar com meus filhos”. Pelos filhos, ela também afirma que não se envolveu com mais ninguém depois de ter se separado de Miguel Teixeira: “Fui abandonada pelo marido e obrigada a ser sozinha, ser mãe e pai. Mas meu temperamento é corajoso. Meus filhos me chamavam de general (risos). Não me envolvi com mais ninguém, queria me dedicar a eles”.

Fonte: Extra Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin