Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gracia Montes

Em Muerte de un ciclista (1955)
 
Gracia Cabrera Gómez Gómez nasceu em Lora del Río, Sevilla (Espanha) em 1 de Março de 1936.  Sua estreia teatral ocorreu em 1953 com o espetáculo “La copla por bandera” em Madrid. Graças a sua voz privilegiada, se apresentou quando tinha tão só 17 anos às “Galas Juveniles” cada manhã dos domingos no sevilhano Teatro Cervantes, onde o público aplaudiu e admirou suas florescentes qualidades artísticas.
Nos anos cinquenta, Gracita Montes realiza sua primeira gravação com o selo discográfico Columbia. Era um daqueles discos que continha lado A e lado B no qual se incluíam as bulerías “La luna y El rio” e “Será uma rosa?”, ambas escritas por Francisco de Val. Esta última foi, sem dúvida, a canção que definitivamente a colocaria no lugar privilegiado onde só ocupam os grandes.

 
Seguindo a tônica do momento, interveio em programas radiofônicos dos anos cinquenta, como “Conozca usted a sus vecinos” de Rafael Santisteban ou “Cabalgata Fin de Semana”, que dirigia Bobby Deglané. Gracia interpretava seu sucesso "¿Será una rosa?", uns fandangos como: "Amor, ¿por qué no viniste amor?" e "Camino del cielo". A gravação editada pela Columbia desta última, difere da letra original escrita pelo aragonês Francisco de Val.
O diretor Juan Antonio Bardem a contrata para uma participação no longa, Muerte de un ciclista (1955), em que interpreta os citados fandangos "Amor, ¿por qué no viniste amor?", em uma versão diferente a do disco e gravados ao vivo a cena durante a filmagem. Mais tarde, o diretor José Luis Sáenz de Heredia a chama para o seu filme Historias de la radio (1955).



Há muitos fatos da vida artística da Gracia que não convém a mim explorar agora, mas deixarei o link para que possam ler tudo sobre ela, em espanhol na Wikipédia.
Seu último trabalho, "A ti, madre", de 2002, contém revisões de temas de sua discografia como "Cariá, la Sanluqueña" ou "Palitos de Ron", assim como versões de "Puerto Camaronero", "La Falsa Moneda" ou "España Canta", clássicos imortais de suas muito admiradas Estrellita Castro e Imperio Argentina.
No ano de 2006 é hospitalizada de urgência, devido a um aneurisma cerebral, do qual se recuperou totalmente.

Links sobre Gracia Montes:
               http://www.graciamontes.es/
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin