Seguidores

Cinema Latino

sábado, 28 de julho de 2012

"Poucas Cinzas", 2008

Ficha técnica:
Título original: Little Ashes 
País(es): Reino Unido e Estados Unidos
Duração:112 min
Direção: Paul Morrison
Produção: Carlo Dusi, Jonny Persey e Jaume Vilalta
Roteiro: Philippa Goslett
Gênero: Drama, romance
Idioma: Inglês
Música: Miguel Mera
Edição: Rachel Tunnard e Samantha Patterine

Elenco:
Javier Beltrán (Federico García Lorca)
Robert Pattinson (Salvador Dalí)
Matthew McNulty (Luis Buñuel)
Marina Gatell (Magdalena)
Arly Jover (Gala)

Sinopse: Poucas Cinzas (Little Ashes) é um filme cuja história se passa na Espanha em 1922, logo após a 1ª Guerra Mundial. Madrid em 1922 é uma hesitação da cidade, na beira de uma mudança como os valores tradicionais são desafiados pela nova e perigosa influências do jazz, de Freud e a vanguarda. Salvador Dalí (Robert Pattinson) chega à universidade na idade de 18 anos, determinado a se tornar um grande artista. Sua bizarra mistura de timidez e exibicionismo desenfreado atrai a atenção de dois membros da elite social da universidade - Federico García Lorca (Javier Beltrán) e Luis Buñuel (Matthew McNulty). Salvador é absorvido em seu grupo decadente e de vez que ele, Luis e Federico se tornam um trio formidável, o grupo mais ultramoderno, em Madrid. No entanto, como o tempo passa, Salvador sente uma atração cada vez mais forte para o carismático Federico - que é alheio às atenção que está recebendo de seu amigo. Finalmente, em meio a preocupações e a notoriedade crescente de seu amigo Federico, Luis parte para Paris em busca de sua própria arte o sucesso. Sozinho em Madrid, Federico luta contra a sua psique, torturado pelas implicações contundentes de sua própria religião crenças e inegável a voz de sua carne. Ele é assombrado pela notícia de Salvador, que está colaborando em um Filme surrealista com Luis e embarcou em um caso com Gala, uma mulher casada. Em 1936 a Espanha está à beira do precipício de uma guerra civil, e Federico, agora um aclamado e controverso dramaturgo, recebe um convite para jantar, de Salvador e Gala. Mas Salvador descobre que Federico foi assassinado no início da guerra. As paredes de abnegação que cercam o artista vem desabar como ele percebe, tarde demais, a profundidade de seu amor por Federico.


Curiosidades:  

  • Em entrevista à revista GQ, o ator Robert Pattinson comentou como foi filmar as cenas de sexo homossexual no longa "Little Ashes", em que interpreta o pintor catalão Salvador Dalí. Foi duramente criticado pela mídia e pelo público homossexual, que o acusou de homofóbico: "Em vários sentidos, eu estava ultrapassando os limites do que achava ser confortável. Tive que fazer várias cenas de nudez. Há também todas essas cenas de sexo gay. E sabe, eu nem fiz uma cena de sexo com uma garota ainda. Lá estava eu, com Javier (Beltran). E como nós dois somos heterossexuais, parecia meio ridículo o que estávamos fazendo".
  • Filme financiado pelo Governo Espanhol.
  • Acontecimentos históricos: Por volta do século XX, a Espanha havia perdido quase todos os seus territórios ultramarinos, como Cuba e as Filipinas. As desigualdades entre as classes ricas e pobres provocaram graves tensões sociais. Prejuízos na produção indústrial e o poder e riqueza da Igreja Católica foi visto como um empecilho à mudança. Embora a maioria dos espanhóis não fossem à missa, a Igreja teve um forte apoio no campo, onde a devoção religiosa era forte e tinha um virtual monopólio sobre a educação. Com um exército composto de oficiais e muitos soldados mal equipados, depressão econômica, o país foi levado a greves o que gerou uma ditadura militar de direita, mas que também falhou. O rei Alfonso XIII abdicou do poder no ano seguinte. Uma república foi declarada com Niceto Alcalá Zamora como primeiro-ministro provisório. O governo republicano trouxe uma série de medidas anti-Igreja. As medidas contra a igreja alienada a ala direita da sociedade espanhola, que viu a Igreja Católica no coração da civilização espanhola. Alcalá Zamora renunciou em protesto e o novo primeiro-ministro era o anti-clerical liberal Manuel Azaña. Estas medidas em curso polarização levou à fundação do partido CEDA de direita e católico liderado por José María Gil Robles. Ao mesmo tempo, um partido fascista liderado por José Antonio Primo de Rivera foi fundado. Era chamado de Falange (Falange). Em 1934, uma greve geral de oposição ao governo foi chamado e uma revolta dos mineiros anarquista foi esmagado pelo general Francisco Franco. Prisões em massa seguido e jornais de esquerda foram fechados e os monarquistas político José Calvo Sotelo foi assassinado pela polícia republicana em vingança pelo assassinato de um de seus homens por um falangista. Os militares haviam encontrado uma razão para revolta. Cerca de metade do exército permaneceu leal ao governo e à fracassada revolta em Madrid, Valência, Barcelona e no País Basco. Trabalhadores e camponeses milícias foram formadas para defender o governo. Fundamentalmente, a elite do exército de Marrocos apoiou a revolta liderada pelo general Franco. Em agosto, os rebeldes detinha a maioria do Norte e Noroeste, enquanto o governo controlava o Sul e Litoral Norte.

Meu comentário: Robert Pattinson está no que se espera exatamente dele, mas com uma direção frouxa, ele não brilhou exatamente como deveria, mas roubou a cena junto com Javier Beltrán (Lorca) e ofuscou Buñuel, vivido pelo ator Matthew McNulty. Quanto ao comentário a Revista GQ, ele deveria ter segurado a onda e manter a elegância, pois afinal todos sabem do trabalho do ator, não importa que tipo de personagem ele vá viver, ele tem que dar alma e sentimentos a alguém. Enfim, um filme interessante.

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin