Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Entre lençóis", Brasil,2008

Ficha Técnica:
Título original: Entre Lençóis
País: Brasil
Ano: 2008
Duração:  88 min
Produção e Direção: Gustavo Nieto Roa
Roteiro: Rene Belmonte
Gênero: romance


Elenco:
Reynaldo Gianecchini (Roberto)
Paola Oliveira (Paula)
Sinopse: Paula (Paola Oliveira) e Roberto (Reynaldo Giannechini) se conhecem em uma boate. Sem trocar muitas palavras, eles logo vão para um motel, onde passam a noite. Lá eles passam horas conversando sobre diversos temas, entre eles amor, morte, família e, obviamente, sexo.  

Curiosidades:
  • É o 1º filme do diretor Gustavo Nieto Roa, de nacionalidade colombiana, produzido no Brasil; Gustavo Nieto Roa conheceu Reynaldo Giannechini durante as filmagens de Sexo, Amor e Traição (2004);  As filmagens ocorreram nos meses de maio e junho de 2008;  Praticamente todas as cenas foram rodadas dentro de um quarto de motel, no Rio de Janeiro. 
  • Coincidências à parte, a história é a mesma que En la cama, só que expõe no início do filme o cenário onde o casal se conheceu (em uma boate), quase 90% das cenas são no quarto de motel, entre exposição de intimidades, um querendo saber o nome do outro logo depois de terem feito amor, etc. Mais cansativo pelo diálogo pouco consistente, ambos protagonistas são comprometidos com pessoas fora dali, Roberto é casado e estava em crise em seu casamento, Paula iria casar no dia seguinte, mas passava a noite em um motel com um homem desconhecido. O casal parece se apaixonar um pelo outro no final.
  • Comparando as cenas de sexo de ambos filmes (o deste post e o do anterior), nenhum do atores brasileiros exibem suas genitálias como fazem os atores chilenos; roupas interiores iguais só mudando a cor. Por quê o repeteco da mesma história? Poucas mudanças, mas a história a mesma. Adaptação?


Meu comentário: Em relação ao filme com a mesma ideia, mesma história e mesmo cenário que o filme do post anterior, Entre lençóis ganha apenas pela cultura sexual do povo brasileiro, o senso romântico da coisa, o capricho. Além disso, o motel deste filme é bem mais apresentável, diga-se de passagem com sauna, piscina, uma bela paisagem da varanda, banheira de hidromassagem e um luxozinho adicinal (claro, desembolsado pelo freguês) de cobrir a suíte com pétalas e rosas vermelhas por toda a parte. Faltava mais no diálogo para a gente não ter a sensação de estar vendo uma novela da Rede Globo, claro, algo mais consistente e a atuação dos atores ficou que um pouco mecânica presa às marcações de cena, coisa que também se notava no filme chileno, mas os atores do En la cama tinham mais entrega, transmitiam mais a ideia, o sentimento das personagens. Claro que tanto para os fãs de Giane e de Paola foi sensacional vê-los em algo diferente na carreira deles, mas não que superasse assim as expectativas de interpretação. O final do filme fica algo no ar se eles realmente irão assumir o romance, ou se tudo fica por ali ou se haverá continuação apenas de um caso entre os dois, já que Paula pega o cartão de visitas de Roberto com o seu endereço e telefone, fazendo uma cara de pensativa, daquelas que "irei te encontrar", "irei atrás de você". Enfim.

Um comentário:

  1. Já ouvi diversos comentários a respeito deste filme, no entanto, nunca tive tempo pra assistir. Já pelo elenco, pode-se notar que é uma boa produção. Vou ver se encontro por aqui!

    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin