Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cine PE Notícias



Mais cinema e menos glamour

Em uma noite sem holofotes sobre famosas celebridades globais, o Cine PE provou nesta segunda-feira que ainda tem ainda chances de ser respeitado como festival de cinema. Basta se levar a sério.
Projeções quase perfeitas, ótima quantidade de público, horários respeitados, discursos rápidos e filmes que falam ao coração sem apelos comerciais exagerados mostraram que é possível fazer sucesso com “menos glamour e mais cinema” (como defenderam os cineastas pernambucanos em um protesto no ano passado).

(A cineasta Tuca Siqueira apresenta seu curta ao lado das Fashion Girls de Goiana. Foto: Clara Gouvêa/ Divulgação)
Os três curtas e e o longa-metragem apresentados são filmes, acima de tudo, carinhosos. Defendem o respeito às diferenças em nome da paz e da harmonia nas grandes e pequenas cidades.
Foram exibidos os curtas Garotas da Moda, de Tuca Siqueira (PE), Na Sua Companhia, de Marcelo Caetano (SP) e L, de Thais Fujinaga (SP), além do longa infantil Corda Bamba: História de uma Menina Equilibrista, de Eduardo Goldstein (RJ).
Tanto pela organização quanto pela programação, espera-se que a sessão desta noite sirva de exemplo para as próximas edições do festival, que em 2012 tem sido marcado por atropelos, confusões e improvisos.
NA TELA:


CORDA BAMBA – Longas-metragens infantis como esse fazem falta nos cinemas. Na História de uma menina equilibrista, que é obrigada a abandonar o circo para estudar e viver com a avó, a inocência da infância é respeitada como pouco se vê hoje em dia. Afinal, há cenas de brigas e violência em praticamente tudo o que é oferecido às crianças nas telas, principalmente nos produtos norte-americanos (pois algumas produções francesas e japonesas conseguem fugir a essa regra, como Kiriku e Ponyo). Filmes da Disney, Pixar, Warner, Dreamworks, Fox… todos têm pancadaria. Ainda bem que há brasileiros, como o cineasta Eduardo Goldstein, preocupados com a paz entre os pequenos. De quebra, Corda Bamba ainda é uma autêntica obra cinematográfica, sem vícios publicitários ou televisivos. Os planos, contraplanos e movimentos de câmera são conduzidos com criatividade e a fotografia busca a beleza plástica clássica no lugar de forçar experimentalismos duvidosos. A plateia do Cine PE é adulta (a entrada é proibida para menores), mas aplaudiu com força e assistiu a tudo com calma até o final.  Resta saber se o mercado saberá aproveitar um produto tão distante do modismo 3D-videogame. Acima de aspectos técnicos, a dramaturgia é deslumbrante, sobretudo com o trabalho maravilhoso dos atores Cláudio Mendes (Barbuda, a mulher barbada) e Silvia Aderne (uma velha contadora de histórias) .

(Equipe do filme Corda Bamba no Palco do Teatro Guararapes: Além do diretor Eduardo Goldstein, estavam presentes as crianças Bia Goldstein e João Madeira e os atores Gustavo Falcão, Georgiana Góes e Cláudio Mendes, que no filme rouba a cena no papel de Barbuda, a mulher barbada. Foto: Clara Gouvêa/ Divulgação)

Fonte: Blog Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin