Seguidores

Cinema Latino

sábado, 10 de dezembro de 2011

Festival de Cinema de Havana 2011


O Festival de cinema de Havana chega hoje a seu penúltima fase com a entrega dos prêmios colaterais e a projeção especial da cópia restaurada de Metrópoles, o clássico de Fritz Lang. Considerada pelos especialistas como o filme mais caro da história do cinema alemão, a nova versão incorpora 25 novos minutos achados em 2008 no Museu de Cinema Pablo Ducrós Hicken de Buenos Aires.

Além dos prêmios colaterais, se anunciará o filme ganhador no apartado de pós-produção Nossa América Primeira Cópia, uma iniciativa auspiciada pela Aliança Bolivariana para os Povos de América (Alba).

Por esse galardão, instaurado em 2008, concorrem sete obras de cinco países, entre as que figuram a argentina La despedida, de Celina Murga, e a chilena Miguel San Miguel, de Matías Ignacio Cruz Slater.

Embora o festival está pronto para concluir, ainda abundam as propostas para todo tipo de público. Entre as longa-metragens em concurso que voltarão a se projetar se encontra a argentina Um conto chinês, que aponta forte ao prêmio da popularidade.

Também a colombiana Porfirio, de Alejandro Landes; a mexicana Miss Bala, de Gerardo Laranjeira; o brasileira Redemoinho, de Helvecio Marins Jr. e Clarissa Campolina, e a chilena Bonsai, de Cristian Jiménez.

Depois de uma primeira projeção à imprensa ontem, o filme Sete dias em Havana, na que debuta como realizador o ator Benicio del Toro, voltará hoje aos cinemas em prestreno exclusivo para o público de Havana.

Em conferência de imprensa, Del Toro declarou que se sentiu feliz de trabalhar com uma equipe tão unida. Se tivesse a oportunidade de dirigir outra vez, o faria se encontrasse a uma equipe como este, disse.

Produzida pelas companhias Morena Filmes (Espanha) e Full House (França), o filme tenta uma foto de Havana contemporânea, através de sete olhos diferentes de igual número de diretores como o francês Laurent Cantet, o argentino Pablo Trapero e o espanhol Julio Medem.

A equipe de atores juntou a vários nomes internacionais como o alemão Daniel Bruhl, o estadunidense Josh Hutcherson e o diretor sérvio Emir Kusturica, quem se interpreta a ele.


Fonte: Prensa Latina Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin