Seguidores

Cinema Latino

domingo, 23 de outubro de 2011

"O Palhaço", Brasil, 2011.

Ficha Técnica:

Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Produçao: Vânia Catani
Dir. de Fotografia: Adrian Teijido
Dir. de Arte: Claudio Amaral Peixoto
Edição: Marília Moraes e Selton Mello
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Som Direto: George Saldanha
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Marlene Moura e Rubens Liborio
Co-Produção: Telecine, Locall, Imagem Filmes
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Paulínia, Fundo Setorial Audiovisual, MRS Logística, EMS, Toyota, AMBEV, Oi, Adidas, Santander, Cemig e Governo de Minas Apooio CulturalAzul Linhas Aéreas, Delphi e Oi Futuro.
Elenco:

Paulo José (Valdemar/Palhaço Puro Sangue)
Selton Mello (Benjamim / Palhaço Pangaré)
Larissa Manoela (Guilhermina)
Giselle Motta(Lola)
Teuda Bara (Dona Zaira)
Álamo Facó (João Lorota)
Cadu Fávero (Tony)
Lo Bianco (Erom Cordeiro)
Robson Felix Hossen Minussi (Chico Lorota)
Maíra Chasseraux (Lara Lane )
Thogun (Gordini)
Bruna Chiaradia (Justine)
Renato Macedo (Borrachinha)
Tony Tonelada (Meio Quilo)
Fabiana Karla (Tonha)
Jorge Loredo (Nei)
Jackson Antunes (Juca Bigode)
Moacyr Franco (Delegado Justo)
Tonico Pereira (Beto / Deto/ Papagaio)
Ferrugem (Atendente da Prefeitura)

Sinopse: Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) são pai e filho nesta história, mas formam também uma divertida dupla de palhações: Pangaré e Puro Sangue, respectivamente. Os dois vivem viajando por cidadezinhas do Brasil com a trupe do circo Esperança.
Benjamin, porém, vive um momento em que, apesar de fazer as pessoas rirem muito de suas trapalhadas no picadeiro, não acha graça de nada na própria vida. Ele é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência, literalmente. Cansado das responsabilidades que acumula no circo, dos problemas que tem que resolver em relação aos outros integrantes desta grande família, sem ao menos conseguir resolver os seus dilemas, ele parte em busca de novas aventuras até descobrir a que lugar realmente pertence.


Meu comentário: Eu e minha amiga Carla Marinho tivemos um dos poucos privilégios de assistir ao filme antes do lançamento nacional. A sessão gratuita ontem no Cinema São Luiz nos fez entrar em contato com um extraordinário filme: "O Palhaço". Não é apenas um brasileiro qualquer. E faz rir! Não com um humor de mal gosto e escrachado, mas pelas situações vividas pelo protagonista. Chamo atenção para a cena com Moacir Franco, logo de cara você dá boas gargalhadas! Torço para que este filme concorra ao ano que vem ao Oscar e ganhe o tão sonhado prêmio de melhor filme estrangeiro, deixando o nosso país ainda mais orgulhoso. Achei tudo muito criativo, simples, sutil, minimalista e genial. A trilha sonora então é maravilhosa! Parabéns para o Selton Mello que acertou de mão cheia em uma história que emociona e diverte, mas que além de tudo vem para tocar a alma. Tudo na tela não é como contar uma simples história, mas ver o que vem de dentro de cada personagem, Selton soube captar como ninguém.

5 comentários:

  1. Hello Meg, indicado no post links da semana. beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu havia visto um artigo sobre este filme, mas não imaginava que fosse tão bom. Selton Mello tem muito talento; é bom ver o cinema nacional evoluindo.

    ResponderExcluir
  3. meg, fiz um selinho teu e coloquei lá no blog. beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin