Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ruth de Souza




Esse perfil tem como fonte o site Cinema Clássico. Há um outro site com um belo texto sobre esta maravilhosa atriz. O texto é Ruth de Souza: uma raríssima pérola negra do Brasil.

Nome: Ruth Pinto de Souza
Nascimento e local: 12/05/1921, Rio de Janeiro, Brasil
Ocupação: atriz
Nacionalidade: brasileira


Biografia:

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro. Viveu com a família em uma fazenda no interior de Minas Gerais até os 9 anos. Após a morte do pai, seguiu com sua mãe para o Rio de Janeiro, indo viver em uma vila de lavadeiras no bairro de Copacabana. Ainda criança demonstrou interesse por teatro. Começou a participar do grupo de atores do teatro Experimental Negro, liderado por Abdias do Nascimento. Sua estréia veio na produção O imperador Jones, baseado na obra de Eugene o’Neill, em 1945.
Após receber uma bola de estudo da Fundação Rockefeller, passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade Harvard e na Academia Nacional do Teatro Americano.

Sua estréia nas telas veio em 1948, por indicação de Jorge Amado, no filme Terra Violenta. A atriz seguiu participando de produções na Atlântida e Vera Cruz, com filmes como A Sombra da Outra (1950), Ângela (1951), Sinhá Moça (1953) e Cantinho (1954), onde atuou ao lado de Mazzaropi. Foi indicada ao Leão de Ouro no Festival de Veneza por seu filme Sinhá Moça. Disputou o prêmio com Katharine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer.

Sua carreira seguiu em paralelo no teatro, e em 1959 protagonizou Oração para uma Negra, de William Faulkner no Teatro Bela Vista, em São Paulo. Além do teatro e cinema, teve importante participação em minisséries, novelas e teleteatros da Tupi, Record e Rede globo. É contratada da Rede Globo.

 

Prêmios:

2004 - Melhor atriz (ao lado de Léa Garcia) no 32º Festival de Gramado, pela atuação no filme As filhas do vento.
Primeira Brasileira a ser indicada para um prêmio internacional - o de melhor atriz, na Edição do Festival de Veneza de 1954-, pela atuação em Sinhá Moça, Ruth de Souza disputou o Leão de ouro com Katharine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin