Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Marcos Plonka



(São Paulo, 26/09/1939 ****** São Paulo, 08/09/2011)

O ator, humorista e empresário Marcos Plonka nasceu em São Paulo, em 26 de setembro de 1939.
Nascido numa família judaica no bairro do Tatuapé, na capital paulista, os pais de Marcos Plonka nasceram na Polônia e vieram para o Brasil pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Foram ser comerciantes e passaram a ser chamados de “turcos da prestação”, nome genérico que na época se dava a todos os mascates, a todo vendedor de "porta a porta".
Marcos Plonka, mesmo no tempo da escola, só pensava em ser locutor de rádio, mas não conseguiu. O que conseguiu foi um papel no "Teatro da Juventude", de Tatiana Belinky e Júlio Gouveia.
Estreou no teatro em 1954 e começou a carreira na televisão, em 1960, na TV Tupi. Com ele estava, desde o começo, o amigo e "quase irmão" Elias Gleiser (suas famílias vieram juntas da Polônia). Do “Teatro da Juventude”, Marcos Plonka passou a participar de todos os teleteatros da casa. Participou de vários "TVs de Vanguarda", fazendo papéis sérios, mas se deu melhor nos "TVs de Comédia", de Geraldo Vietri. Com Vietri fez vários trabalhos, tanto na televisão quanto no cinema. Trabalhou, também, com a atriz Wanda Kosmo e colaborou na direção do “Grande Teatro Tupi”, sempre na TV Tupi.
Marcos Plonka também atuou em muitas novelas, dentre as quais “Nino, O Italianinho”. O humor, porém, estava em seu sangue e ele acabou cedendo e participando apenas de comédias.
Plonka foi trabalhar na Rede Globo quando já era um ator experiente. Nessa emissora, participou de programas de grande sucesso, como "Planeta dos Homens", "Balança, Mas não cai", "Os Trapalhões", "Chico Anysio Show", "Chico City" , "Escolinha do Professor Raimundo". Nesse último, consagrou o personagem judeu Samuel Blaustein, com alguns bordões conhecidos e repetidos por todo o Brasil, dentre eles “fazemos qualquer negócio”. O bordão fez tanto sucesso que Plonka montou um show com o mesmo nome que apresentou por todo o Brasil.
Marcos Plonka atuou, também em vários filmes, quase sempre ligado a Geraldo Vietri.
O ator sempre manteve atividades paralelas. Foi empresário em várias áreas, inclusive dono de um restaurante em São Paulo.
Casado com a atriz Olivia Camargo há muitos anos, teve dois filhos: Fátima e Sidney e dois netos.
Com o fim da "Escolinha do Professor Raimundo" na Rede Globo, Marcos Plonka passou a trabalhar na TV Record, no programa "Escolinha do Barulho" que também foi exibido pela CNT. Em um empreendimento cooperativo, quinze atores uniram-se e colocaram de volta no ar o programa.
Em 2005, Marcos Plonka passou a exercer a função de Assessor de Imprensa da APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados e viaja pelo Brasil apresentando seu show "Fazemos qualquer negócio".
Nos últimos anos de vida, apresentou-se nos programas de Tom Cavalcante e atuava na "Escolinha do Gugu" na ocasião de sua morte, ambos na Rede Record.
O ator faleceu no dia 08 de setembro de 2011, em São Paulo, vítima de um infarto fulminante enquanto jantava em sua casa.

Extraído do site: In Memorian

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin