Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Morre protagonista do documentário 'Estamira'


'Eu Estamira sou a visão de cada um. Ninguém pode viver sem mim. Ninguém pode viver sem Estamira. E eu me sinto orgulho e tristeza por isso'


JULIANA VAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A protagonista do documentário nacional "Estamira" (2005), Estamira Gomes de Sousa, morreu na tarde desta quinta-feira, aos 70 anos, no Rio de Janeiro.

A personagem-título do documentário brasileiro "Estamira", de 2005, Estamira Gomes de Sousa, morreu nesta quinta-feira, aos 70 anos

Estamira, que sofria de diabetes, estava internada no Hospital Miguel Couto, na Gávea (zona sul). Ela morreu em decorrência de septicemia (infecção generalizada).
O enterro acontecerá no Cemitério do Caju, na manhã deste sábado (30), segundo informou o diretor do documentário, Marcos Prado.
Dirigido por Prado e produzido por José Padilha ("Tropa de Elite"), "Estamira" narra a sobrevivência da senhora de mesmo nome em meio ao lixão de Jardim Gramacho, no Rio, de onde ela tirava sua existência.
Sofrendo de distúrbios mentais, Estamira exibia um discurso filosófico e poético acerca da vida, de Deus e do trabalho.
O filme percorreu diversos festivais internacionais e nacionais. Ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio (2004) e na Mostra Internacional de São Paulo (2004) e ficou meses em cartaz nos cinemas do país.
O diretor do filme, Marcos Prado, compartilhou sua tristeza pela morte de Estamira por meio de sua conta no Facebook.
À Folha, Prado afirmou que "Estamira estava cansada, em seus momentos frágeis. Ela foi totalmente negligenciada, ficou horas sem ser atendida no Miguel Couto". Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio não foi localizada. 

Fonte: Folha Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin