Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mario Moreno (Cantinflas)



Comediante de origem mexicana, considerado o maior ator cômico da língua espanhola, conquistou fama mundial a partir de 1956, ao atuar em A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in 80 Days), ao lado de David Niven e personificando seu criado, Passepartout. Mario Moreno Reyes, seu nome na vida real, iniciou na carreira artística trabalhando num circo, vindo de uma família de poucos recursos, o sexto de quinze filhos de um humilde funcionário do correio. Embora criado na pobreza, seus pais conseguiram mandá-lo para a Faculdade de Medicina, mas o jovem estava mais interessado em cantar e dançar do que em estudar. Depois de dois anos, deixou a faculdade e ganhou alguns pesos trabalhando como trocador de ônibus ou servente de salão de bilhar.

Depois de tentar o box sem sucesso, Mario arranjou emprego como cantor e dançarino de tango numa trupe ambulante, em 1928. Certa noite, o mestre-de-cerimônias não apareceu. O empresário agarrou-lhe pelo braço e empurrou-o para o palco. Diga alguma coisa, ordenou-lhe. Mario avançou incertamente para o foco do refletor. Quando começou a falar estava incoerente, saindo de sua boca apenas palavras desconexas. Houve algumas risadas na platéia. Depois de gaguejar algumas frases desconjuntadas, ele fugiu do palco - ao som de gargalhadas estrondosas. Aturdido, ele sentiu que alguém o empurrava para o palco novamente. Era Valentina Zubareff, uma jovem russa loira, filha do proprietário da empresa, que imediatamente reconheceu seu talento espontâneo para a comédia e promoveu-o a mestre-de-cerimônias.

Valentina encarregou-se de ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de dizer contra-sensos de maneira cativante e, em 1937, ambos se casavam. A origem de seu nome artístico aconteceu por acaso. Uma noite, quando representava, alguém gritou: En la cantina tu inflas! (Quando você bebe, fala grosso) A frase não era lisonjeira, porém Mario gostou. Encurtou-a para Cantinflas, que passou a fazer parte da língua espanhola: como verbo, significa falar muito e dizer pouco; como substantivo, significa palhaço afável. A partir da década de 40, seus filmes já divertiam toda a América espanhola e também o Brasil.

Reunindo considerável fortuna, avaliada, em 1990, em 52 milhões de dólares, dedicava muito de seu tempo e dinheiro para ajudar os outros, chegando a fazer cerca de 100 espetáculos beneficentes por ano e separando boa parte de sua renda anual para obras de caridade. Era também aviador exímio e participou de cerca de 50 filmes, tornando famoso seu personagem de bigodinho nos cantos da boca, as calças caídas e presas por uma corda, o lenço no pescoço e seu linguajar extremamente rápido e sem sentido. Contratado pela estatal mexicana de cinema, seus personagens retratavam um tipo malandro ingênuo e seu talento foi reconhecido por Charles Chaplin, que referiu-se a ele como o melhor comediante do mundo. Cantinflas faleceu aos 81 anos, em 21 de abril de 1993.

Um comentário:

  1. Oi M.
    Estas breves biografias são altamente importantes, por meio delas podemos nitidamente constatar o quanto há detalhes valiosos na história do Cinema latino. Pessoas que arriscaram percorrer o que sonhavam. Uma ótima semana prá ti. Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin