Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Adhemar Gonzaga




Adhemar de Almeida Gonzaga nasceu em  26 de agosto de 1901 no Rio de Janeiro, cidade onde, nos anos 1920, formou o primeiro clube de cinema do país, o Paredão. Além de diretor foi Crítico, pesquisador, historiador, produtor, dono de estúdio, argumentista e roteirista. Criou a prestigiada revista Cinearte (1926-1942), que defendia para o cinema brasileiro padrões estéticos semelhantes aos dos filmes norte-americanos.
Fez estágios em Hollywood e fundou, em 1930, os estúdios da Cinédia, primeira tentativa de industrializar a produção cinematográfica no país.
Produziu mais de 50 filmes de diretores como Humberto Mauro, Gilda de Abreu e Luís de Barros. Dirigiu, entre outros, o drama "Barro Humano" (1929) e quatro comédias musicais que inspirariam as chanchadas dos anos 50, com destaque para o clássico "Alô, Alô Carnaval" (1936), estrelado por Carmen Miranda e sua irmã Aurora Miranda, onde elas cantam o clássico "Cantoras do Rádio" e outros ídolos do rádio.
A Cinédia sobreviveu até os dias atuais, servindo principalmente à televisão e abrigando precioso arquivo sobre o cinema no Brasil. Adhemar Gonzaga faleceu em 1978 aos 77 anos. Atualmente é sua filha, Alice Gonzaga resposável pelo seu precioso legado artístico.

2 comentários:

  1. Não acredito que ele dirigiu Alô Alô Carnaval! A interpretação da Carmen e da Aurora com 'Cantoras do Rádio' é incrível. Pena que eu ainda não tive a sorte de encontrar em dvd ou algo assim.

    Post merecidíssimo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin