Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cándida Beltrán Rendón

No filme que escreveu, produziu, dirigiu e atuou, "Candita" como era conhecida, fez o papel de Chiquita, la Mosquita



Cándida Beltrán Rendón nasceu em Mérida, Yucatán, México no dia 2 de fevereiro de 1898. Foi considerada uma camaleônica figura do cinema mudo, além de ter sido a primeira mulher mexicana a realizar um longa metragem com argumento, El secreto de la abuela (1928). Cándida era neta de José Rendón Peniche, herói da guerra contra a intervenção francesa.
Perdeu os pais muito cedo, o que a obrigou a amadurecer  e se tornar independente. Com pouca idade já tomava conta da casa e dos seus oito irmãos. Em sua primeira visita a Capital mexicana, decidiu fixar moradia, conseguiu trabalho de agente “confidencial” da prefeitura e mais tarde abriu uma loja de sapatos chamada “Pierrot”.
Cándida foi a percussora em seu país de possuir uma indústria de filmagens própria, integrou-se com artistas e trabalhadores nacionais e deu o passo necessário para produzir, escrever, dirigir, atuar e levar em cena El secreto de la abuela (1928) filmada na capital, na antiga Secretaria de Relações Exteriores, que naquela época era localizada na Avenida Juárez. A primeira exibição contou com a presença do fotógrafo e cineasta, Jesús H. Abitia, para uma estreia formal no dia 4 de novembro no Teatro Regis. Infelizmente Cándida ficou esgotada por esse grande esforço que foi rodar este filme, as dificuldades e privações que passou para produzir a sua obra foram grandes. O que lhe obrigou a voltar para Mérida, sua terra natal, para abrir uma lojinha onde se vendia bilhetes de loteria. Mesmo assim, nunca esqueceu de sua veia artística, sobretudo a musical, escrevendo célebres canções como Mesticita Yucateca ou Navidad en el hogar. Morreu em 1984. 

Filmografia:
El secreto de la abuela (1928) .... Chiquita, la Mosquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin