Seguidores

Cinema Latino

sábado, 21 de maio de 2011

"Besouro", Brasil, 2009

Ficha Técnica:
Título original: Besouro
Gênero: Ação
Duração:1 hr 35 min
ano de lançamento: 2009
site oficial: http://www.besouroofilme.com.br/
estúdio: Miravista / Globo Filmes / Teleimage / Mixer
distribuidora: Buena Vista International
direção: João Daniel Tikhomiroff
roteiro: Patrícia Andrade, baseado em livro de Marco Carvalho
produção: Vicente Amorim
música: Pupillo, Tejo Damasceno e Rica Amabis
fotografia: Christian Cravo
direção de arte: Cláudio Amaral Peixoto
figurino: Bia Salgado
edição: Gustavo Giani

Sinopse: Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.


Elenco:
Aílton Carmo (Besouro)
Jéssica Barbosa (Dinorá)
Anderson Santos de Jesus (Quero-quero)
Flávio Rocha (Coronel Venâncio)
Servílio de Holanda (Genival)
Sérgio Laurentino (Exu)
Nílton Junior (Cobra Criada)
Leno Sacramento (Chico Canoa)
Chris Vianna (Teresa)
Macalé (Mestre Alípio)
Adriana Alves (Oxum)
Geisa Costa (Zulmira)

Meu comentário: Besouro é um filme muito interessante sobre uma lenda da Capoeira; Sinceramente nunca pude imaginar que esse lendário homem existiu no Recôncavo Baiano. Aliás esse nosso país tem sempre um algo por descobrir quando se trata de brasileiros de lugares tão diversos que mal conhecem a história dos outros estados e de alguns de seus heróis. Nunca também pude imaginar que anos e anos do fim da escravidão no país, pelo menos na época em que se passa a história, a comunidade negra ainda era hostilizada e ainda explorada. Besouro veio para mostrar a força e a dignidade do negro e devolver a liberdade em uma terra sem lei. As cenas de luta são muito bem feitas, chamaram-me muito a atenção; aliás os efeitos especiais dão um tom high tech a um cinema que outrora tinha sua própria personalidade, não que atualmente não tenha, mas em que os tempos são outros. Gravado na Chapada Diamantina, a equipe de filmagens importou da China, aquele que foi responsável por coreografar as cenas de luta e seus respectivos efeitos especiais, Huen Chiu Ku de O Tigre e o Dragão (2000) e Kill Bill (2003). Bem que achei que tinha um dedinho dele... a referência é muito clara. O filme teve um orçamento de 10 milhões, a música tema de Gilberto Gil e recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outras premiações. Além de Aílton Carmo, o ator que viveu Besouro, o grande destaque foi para o ator pernambucano Irandhir Santos.

2 comentários:

  1. Mais um filme que ainda não vi e preciso ver :D

    ótimo comentário m. :)

    ResponderExcluir
  2. Mesmo fora doar nao poderia deixar de passar aquipea comentar esse filme que amo. Besouro e meu predileto em sala de aula, nao existe melhor para trabalhar a vida do escravo negro no Brasil...
    Adorei viu!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin