Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Esperando Septiembre", Espanha, 2011

Esperando Septiembre, o mais novo filme com o conhecido ator espanhol, Fele Martínez ("Má Educação"), teve sua pré estreia dia 10 de Março no Festival de Cine Solidario de Navarcles. A estreia oficial para as salas de projeção lá na Espanha foi no dia 11 deste mês.
CINEMA AUTO-FINANCIADO COM A CRISE DE PANDO DE FUNDO

Esperando Septiembre, o cinema está doente


O cinema está doente. As pessoas já não vão mais às salas, os produtores já não dispõem de financiamento para fazer seus filmes e o debate sobre os downloads ilegais são bizantinos. Em tempos de crise nasce "Esperando Septiembre", cinema que fala da crise, rodado na raíz da crise e que além disso, terá um preço anti-crise. Financiado pela própria diretora, conta em seu elenco com Fele Martínez.


Ultimamente se fala muito das "auto-produções". Esse filme é uma delas. A idéia nasceu quando a roteirista Tina Olivares ficou desempregada. Desconfiada das produtoras, decidiu pagar de seu próprio bolso essa movimentada comédia, uma fita feita sem financiamento que fala dos problemas que o dinheiro pode provocar.
Esperando Septiembre é a história de cinco amigos que representam cinco vieses da crise: o parado, o futuro parado, o opositor, a frustrada no trabalho e a explorada. A trama se desenrola quando, depois de uma horrível jornada de trabalho, Luz (Natalia Erice) encontra uma bolsa com 20 milhões de pesetas, sem saber que isso vai mudar sua vida, e não para o bem.
Depois de revelar o segredo para seus amigos, começa uma frenética corrida para conseguir trocar o dinheiro no Banco de Espanha. Pelo caminho, a necessidade fará aflorar o pior de cada um dos protagonistas. A película é uma comédia urbana (é possível reconhecer cada praça e cada rua da fita) bem costurada, sem truques e que consegue entreter se você entrar na sala de projeção despido de preconceitos.
Em meio a todo esse ar amador que invade o filme aparece Fele Martínez, imerso por completo na causa, longe da pesada e cara engrenagem das produções convencionais. "Nós todos participamos do projeto com o mesmo entusiasmo que em um filme que tivesse um patrocínio, uma produtora por trás". Talvez por não haver, Esperando Septiembre poderá ser visto por um preço anti-crise: 3 euros do dia 11 ao dia 17 de fevereiro na sala Berlanga em Madrid.

Pela internet, os comentários e críticas são muito positivos a respeito da produção assinada por Tina Olivares:

Guia del Ocio.com
Tina Olivares, roteirista de produtora Globomedia, debuta na telona com Esperando Septiembre, uma comédia colorida, de tom agradável, que segue as peripércias e emoções de personagens muito próximos ao espectador e à realidade. Além da direção, a realizadora originária de La Mancha, também se ocupou da fotografia e da produção.
O camaleônico Fele Martínez (Tesis, Morte ao Vivo, Má Educação) segue demostrando seu lado mais cômico, depois de Don Mendo Rock ¿La venganza?. A seu lado, encontramos Natalia Erice e David Tenreiro, ambos vindos da TV. O filme recebeu o premio de melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Castilla-La Mancha.


Sinopse: Em plena crise econômica, cinco amigos passam o quente verão de Madrid esperando que as situação melhore e setembro, quando acaba a temporada de férias e a atividade econômica é retomada na cidade. É quando uma garota acha uma bolsa com bilhetes equivalentes a 20 milhões de pesetas (a antiga moeda espanhola). Depois de revelar seu segredo a quatro amigos, eles decidem trocar esse dinheiro por euros, discretamente, no Banco de Espanha. Mal sabem que se envolverão em uma aventura que mudará definitivamente suas vidas.

Elenco:
Fele Martínez (Valentín)
Natalia Erice (Luz)
David Tenreiro (Esteban)
Victoria Teijeiro (Carlota)
Ana López (Rita)
Pedro Almagro (Alex)
Roteiro e direção: Tina Olivares
Site oficial:
http://www.esperandoseptiembre.com/

Fonte: Blog Fele Martínez

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin