Seguidores

Cinema Latino

domingo, 16 de janeiro de 2011

Morreu o compositor espanhol Augusto Algueró

Augusto Algueró no dia do seu casamento com a a atriz Carmen Sevilla.





O compositor, arranjador e maestro espanhol Augusto Algueró, conhecido no Brasil pela trilha sonora de filmes do menino cantor Joselito, na década de 50, morreu neste domingo em sua casa de Torremolinos (Andaluzia, sul), de parada cardíaca, enquanto dormia, informou a Sociedade Geral de Autores e Editores espanhola (SGAE).

Algueró, de 76 anos, compôs para famosos cantores espanhóis, entre eles, Joan Manuel Serrat, para quem escreveu a canção "Penélope" ou Nino Bravo, para quem criou o tema "Noelia".


"Penélope", escrita em 1969, permitiu a Serrat ganhar no Festival de Música do Rio de Janeiro o prêmio de melhor interpretação, a que se somou a de melhor composição.


Nascido em Barcelona em 23 de fevereiro de 1934, Algueró conseguiu aliar os estudos de música e Medicina.


Foi autor de 200 trilhas sonoras para o cinema e 500 canções.


Entre os mais famosos filmes que contaram com a participação musical de Algueró estão "Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del montón", de Pedro Almodóvar, e o irreverente "Torrente, el brazo tonto de la ley", de Santiago Segura.


Seguiram-se filmes protagonizados pelo menino-cantor Joselito em 1958; "Cabriola", "Marisol, rumo a Rio" e "Tómbola", e clássicos do cinema espanhol dos anos 50 e 60 como "As garotas da cruz vermelha", "No dia dos apaixonados".


Augusto Algueró casou-se em 1961 em primeiras núpcias com a atriz Carmen Sevilla e, em 1986, contraiu novo matrimônio com Natividad Benito.

Um comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin