Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Diego Luna

Diego Luna Alexander, nasceu na Cidade do México, em uma data como a de hoje, 29 de dezembro de 1979. Filho de Fiona Alexander, uma figurinista inglesa e Alejandro Luna, um cenógrafo mexicano que é um dos mais aclamados designers do teatro e cinema estabelecido no México. Sua mãe morreu em um acidente de carro quando Diego tinha dois anos de idade. Ela trabalhava na indústria cinematográfica e tinha certeza que esta era a vida que Luna escolheria. Seu pai também reforçou a importância do teatro e das artes em sua vida. A juventude, o faria se aproximar cada vez mais dos sets, despertando nele todos os diferentes aspectos de sua arte, promovendo o seu desejo de se tornar um ator e defender uma tradição familiar.
Esta data marca a ascensão de sua carreira e desde então vem filmando no México, Estados Unidos e Espanha com atores renomados como Salma Hayek, Kevin Costner, Tom Hanks e Penélope Cruz e nas telenovelas mexicanas com Gónzalo Vega, Gael García Bernal, Ludwika Paleta, Sergio Goyri, Laura León, Rebeca Jones e Sasha Sokol.
Ele iniciou sua carreira no cinema aos seis anos, estrelando em uma peça chamada De Filme. Seu primeiro papel em telonas foi aos onze anos, quando estrelou no curta-metragem, El Ultimo Fin de Año. No ano seguinte participou de sua primeira telenovela, Vovô e Eu, Gael García Bernal, seu amigo de infância, interpretou o papel título. Depois de Vovô e Eu, Diego começou a receber mais e mais convites para trabalhar em peças de teatro, cinema e TV. Alternando cinema e televisão na década de 90, sua grande oportunidade veio em 2001 quando foi aclamado no filme Y tu mamá también, que se tornou um sucesso mundial. Diego estrelou mais uma vez ao lado Gael García Bernal, interpretando “Tenoch Iturbide”. Em 2002, veio o premiado Frida, com Salma Hayek. Estrelou ao lado de Bon Jovi em Vampiros: Os Mortos. Filmou também o western Open Range, em seguida Dirty Dancing: Noites de Havana, bem como O Terminal com Tom Hanks, e 171 com John C. Reilly. Em 2008, ele apareceu em Milk, filme baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk, Luna interpretou o extravagante, mas emocionalmente instável amante “Jack Lira”.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin