Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Mar Adentro", Espanha, 2004

"Viver é um direito e não uma obrigação"
Ficha técnica:
Título original:
Mar Adentro
Gênero: Drama
Duração: 02 hs 05 min
Ano de lançamento: 2004
Site oficial: http://www.theseainside.com/
Estúdio: Canal+ / Sogepaq / UGC Images / Eurimages / Eyescreen S.r.l. / Filmanova / Himenóptero / Lucky Red / SOGECINE / TVE
Distribuidora: 20th Century Fox / Fine Line Features
Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar e Mateo Gil
Produção: Alejandro Amenábar e Fernando Bovaira
Música: Alejandro Amenábar
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Direção de arte: Benjamín Fernández
Figurino: Sonia Grande
Edição: Alejandro Amenábar


Sinopse: Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.



Elenco:
Javier Bardem (Ramón Sampedro)
Belén Rueda (Julia)
Lola Dueñas (Rosa)
Mabel Rivera (Manuela)
Celso Bugallo (José)
Clara Segura (Gené)
Joan Dalmau (Joaquín)
Alberto Jiménez (Germán)
Tamar Novas (Javi)
Francesc Garrido (Marc)
José Maria Pou (Padre Francisco)
Alberto Amarilla (Hermano Andrés)
Nicolás Fernández Luna (Christian)
Andrea Occhipinti (Santiago)
Xosé Manuel Oliveira (Juez)


Meu comentário: O que dizer de um filme que tem uma ótima trilha sonora, um roteiro idem e um ator como Javier Bardem como protagonista? A história verídica do espanhol Ramón Sampedro é revivida neste filme com uma verdade tão comovente quanto reflexiva. Ramón (Javier Bardem) decide que não quer mais viver já que o acidente que o debilitou por longos anos não lhe permite quase nada. Seus apelos à sociedade, ao Rei da Espanha e ao Papa não surtiram o efeito desejado. A partir dali ele busca alguém que possa compartilhar de sua decisão pessoal de tirar a própria vida, sendo esta sua escolha. Ramón vive com a família do irmão, seus pais já não são mais vivos e seu sobrinho também lhe cuidava quando possível. Diante de um quadro de total dependência e da impossibilidade de não curar-se, pois o mergulho que fez na juventude lesionou sua medula deixando-lhe tetraplégico, Ramón quer e deseja ansiosamente não mais viver. Sem dúvida, uma das partes mais comoventes do filme é a parte em que toca a música "Nessum Dorma" cantada por Pavarotti da ópera Turandot. A viagem mental de Ramón a um lugar em que ele possa simplesmente viver como outrora nos convence da vontade deste homem. É sem dúvida um dos melhores filmes espanhóis de todos os tempos. Merecia estar na lista do Paper Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin