Seguidores

Cinema Latino

sábado, 16 de outubro de 2010

Fernanda Montenegro


Ela nasceu em Cascadura, subúrbio do Rio, em 16 de outubro de 1929, com o nome de Arlete Pinheiro Esteves da Silva. Sendo sua família humilde, sua mãe, uma simples dona de casa de descendência italiana e o pai um mecânico. Sua formação profissional começa com um curso de Secretariado Berlitz, com compreensão em inglês, francês, português, estenografia e datilografia, ao mesmo tempo em que concluía o supletivo.Aos quinze anos, porém, ainda no terceiro ano do curso de secretariado, inscreveu-se num concurso como locutora na Rádio Ministério da Educação e Cultura, fator que foi decisivo para a sua carreira. O concurso, chamado "Teatro da Mocidade", era voltado para o de despertar jovens talentos para o radialismo. Seu primeiro papel como radio-atriz foi em uma obra de Cláudio Fornari, chamada "Sinhá Moça Chorou". A atriz e locutora permaneceu na Rádio por dez anos, quando começou a escrever, adotou o pseudônimo de "Fernanda Montenegro", o que se tornou seu nome artístico até hoje. Com o trabalho na rádio nem sempre com uma remuneração digna, Fernanda conciliava com um outro trabalho: o de professora de português para estrangeiros no Berlitz, curso que frequentou por quatro anos, de onde de lá saiu como secretária.

Em 1950 sua carreira se inicia definitivamente, com o espetáculo "Alegres Canções nas Montanhas", com Fernando Torres que se tornará seu esposo e companheiro fiel. Casada, passa a se chamar Arlete Pinheiro Monteiro Torres, nome que se esconde atrás do famoso e glamouroso Fernanda Montenegro.



Sua estreia no cinema se dá em 1964 com “A Falecida” de Nelson Rodrigues, sob direção de Leon Hirszman. Na televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi, cuja direção revezavam-se Fernando Torres, Sérgio Britto e Flávio Rangel. Participava ainda de telenovelas na extinta TV Excelsior e na TV Rio e na Rede Record e dezenas de produções na Rede Globo, onde até hoje trabalha, atualmente interpretando Bete Gouveia na novela de Sílvio de Abreu, “Passione”.




Os extraordinários trabalhos da grande dama do teatro brasileiro são inesquecíveis. Em todos Fernanda exerceu com profissionalismo e maestria o seu talento inigualável.
Para saber em mais detalhes tudo o que fez Fernanda Montenegro em seu admirável currículo de atriz e cidadã brasileira, faça
um clique apenas aqui.

2 comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin