Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os grandes clássicos do cinema nacional

O projeto Clássicos & Raros do Cinema Brasileiro II dá continuidade ao evento batizado originalmente de Clássicos & Raros do Nosso Cinema. A nova edição, realizada em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, propõe uma reflexão sobre a riqueza e variedade do cinema realizado no Brasil.
Paralelamente à exibição dos filmes, a série de encontros entre o público e os cineastas, artistas e técnicos que participaram das produções contribui para uma visão mais nítida sobre o processo de criação cinematográfica. Os debates ajudam a promover o intercâmbio entre os que consomem, os que pensam sobre e os que fazem o cinema brasileiro.
O mais antigo e raro filme escolhido para a mostra é o curta-metragem de animação Macaco feio… Macaco bonito... (1929). O filme revela o traço elegante e o humor sofisticado do artista, ilustrador, cartunista e cineasta carioca Luiz Seel. Simbolizando a ruptura com uma linha autoral mais clássica, a mostra inclui a versão original com viragens (processo laboratorial que transforma a imagem do filme preto e branco na cor desejada) coloridas da comédia anarco-tropicalista A mulher de todos (1969), a mais iconoclasta aventura cinematográfica de Rogério Sganzerla, com performances magistrais dos atores Helena Ignez e Jô Soares.
Merece destaque também uma raridade quase totalmente desconhecida do público contemporâneo: a comédia musical É Simonal (1970), dirigida por Domingos Oliveira, que capta Wilson Simonal no auge de sua carreira e inclui cenas antológicas de apresentações do cantor no Maracanãzinho e na boate Sucata.
A mostra inclui, ainda, o clássico O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, que ganhou, em 1962, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1963.
De 11 de maio a 6 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, trecho 2). Ingressos a R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada para clientes e funcionários do Banco do Brasil, estudantes e maiores de 60 anos). VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DOS FILMES.

Post original:
http://comunidade.maiscomunidade.com
Retirado do blog: Purviance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin