Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 4 de março de 2010

Comentário e curiosidades de "Rudo y Cursi"

Comentário: Gael García Bernal é o tipo do ator que particularmente aceita quase todo tipo de papel sem se preocupar com nada. É a primeira vez em um personagem repleto de uma ingenuidade brejeira que parece não ter fim, um cafona, romântico e pobretão. Nota dez pela coragem em compor algo assim, acredito que ele tenha se divertido horrores na composição do Tato, “Cursi”.Este é o segundo filme com o diretor Carlos Cuarón e a dupla Diego Luna e Gael Garcia Bernal. Passa longe de “Y tu mamá también” em termos de ousadia. Porém devo advertir que quando peguei o DVD para ver a classificação: “10 anos” e lá estava escrito, tema: “família”. Acredito que quem classificou o filme não o viu completo, achou que era bestalhice do início ao fim. Apesar de quê Rudo e Cursi são dois bobalhões caipiras... Mas tinha que ter sempre Gael pegando alguém no filme! E essa cena é inapropriada para menores. Mas devo confessar que ri muito quando o personagem de Gael está rico e se torna namorado de uma modelo periguete e Maria Chuteira, a mulher é bem mais alta do que ele (só para tornar a coisa ridícula mesmo)... O filme em si é um abuso ao bom gosto. Tudo é brega, você vai morrer de vergonha alheia a cada cena e rir também. Meu Deus há uma cena que Diego Luna dá de presente um quadro de Jesus para a mãe e ainda diz “Os olhos se mexem, não é lindo?”, detalhe para a roupa brega do irmão Tato, que fica se achando fashion e está mais ridículo que tudo: fez luzes no cabelo, usa um gorro cafona com dois furos (fica parecendo que está com luluzinha) e uma camiseta rasgada que parece que foi para a guerra do Iraque. Sem contar com o videoclipe de Tato (Gael) que é mais brega que tudo na vida: “Quiero que me quieras, quiero que me adores, quiero que me sientas, (...) que me ames...” Hehehe... Gael não precisa pedir, a gente já te ama de graça.


Curiosidades:

Quem realizou as legendas em espanhol para o DVD deveria ter traduzido como “cursi”: brega ou cafona. A palavra “romântico” não fica assim muito interessante quando se tem um personagem como o de Gael que faz juz ao apelido “Cursi”.


"Rudo y Cursi" quando veio ao festival de cinema de São Paulo chegou com o título de: “Rude e Brega”.

A música "Quiero que me quieras" é uma versão em espanhol de "I Want You To Want Me" de "Cheap Trick" (que se ouve já no finalzinho do filme até durante os créditos finais). É o vídeoclipe mais parodiado no Youtube.

A filmagem começou no povoado de Cihuatlán, Jalisco (México). Foi para lá que Gael e Diego viajaram semanas antes para aprender o sotaque do lugar, mas na realidade o filme foi rodado na comunidade rural do Estado de Oaxaca. Os figurantes da parte rural são de fato habitantes de Cihuatlán, do Estado de Jalisco.

O filme é uma crítica à máfia que há por trás do futebol, pessoas corrompidas pelo dinheiro e homens comuns que de uma hora para outra se tornam estrelas desse esporte.

“Rudo y Cursi” arrecadou 127 milhões em bilheteria e três milhões de espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin