Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filmes (Musicais da década de 30) - "Alô, alô, Brasil!" (1935)

"Alô, Alô Brasil!", Brasil (1935)

Produção: Waldow-Cinédia
Direção: Wallace Downey, João de Barro e Alberto Ribeiro
Produtores: Wallace Downey e Adhemar Gonzaga
Argumento: João de Barro e Alberto Ribeiro

Elenco:
Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Cordélia Ferreira, Elisa Coelho, César Ladeira, Francisco Alves, Barbosa Junior, Mário Reis, Jorge Murad, Custódio Mesquita, Almirante, Mesquitinha, Ary Barroso, Manoelino Teixeira, Arnaldo Pescuma, Manoel Monteiro, Afonso Stuart, "Bando da Lua", "Os 4 Diabos", Orquestra Simon Bountman.



Esse é mais um outro filme com o Wallace Downey. Contou com a parceria da Cinédia de Adhemar Gonzaga. Downey, viu que o tema “Carnaval” seria sucesso absoluto naquele tempo. A idéia era produzir um filme com um roteiro voltado mais para a música, ou seja, para os números musicais. O filme foi rodado entre 1934 e 1935 em menos de um mês. Sua primeira estreia foi no Cinema Alhambra, Rio de Janeiro no dia 4 de fevereiro de 1936.
Alberto Ribeiro e Braguinha foram os primeiros roteiristas de “Alô, Alô, Brasil!”ambos também inexperientes no ramo do cinema. A trama era sobre um fã de rádio que se apaixonava por uma cantora, que na verdade não existia. Mas o que chamava mesmo a atenção do público eram os números musicais:

“Deixa a lua sossegada” (Almirante)
“Menina Internacional (eu vi você no posto 3)” (Dircinha Batista)
“Rasguei a minha fantasia” (Mario reis)
“Foi ela” (Francisco Alves)
“Cidade Maravilhosa” (Aurora Miranda)
“Primavera no Rio” (Carmen Miranda)

Curiosidades: o número com Carmen Miranda foi filmado nos jardins da Cinédia, o figurino de Carmen era um vestido de organdi e um chapéu. Naqueles tempos o último número ficava com a estrela maior da projeção, neste caso, Carmen Miranda que cantou “Primavera no Rio” foi a única com direito a close. Até hoje não há nenhuma cópia preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin